domingo, 7 de setembro de 2008

Exploração de camada pré-sal/Lula: pré-sal é ponte para erradicação da pobreza

Hoje dia 07 de setembro no dia da independência o presidente Lula anuncia oficialmente a descoberta do pré-sal pela Petrobrás em rede Radio e Televisão, e afirmou que o potencial de exploração da região, que deverá ser aplicado em políticas sociais e de educação, representa "a ponte entre a riqueza natural e a erradicação da pobreza". "Vamos aproveitar esta grande quantidade de recursos para pagar a imensa dívida que o nosso País tem com a educação", disse.


A Petrobrás já fez varias descobertas mas esta e maior descoberta isoladamente , que pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo.

"Feliz é o povo que, no dia de sua independência, pode olhar com orgulho para o passado e com esperança para o futuro. Principalmente, quando essa esperança está firmada na realidade, e não é apenas um sonho vago e distante", ressaltou o presidente no pronunciamento. De acordo com Lula, apesar de ainda não ser possível medir o real potencial de exploração do pré-sal, "com toda segurança o pré-sal colocará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo e gás do mundo". Disse Lula.


O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram em camada de sal que abrange o litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, em lâmina d’ água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros e soterramento entre 3 mil e 4 mil metros.

O presidente relembrou a visita que fez ao Espírito Santo na última terça-feira, quando pela primeira vez foi extraído petróleo da camada pré-sal. "O que assisti ali, e faço questão de dividir esta emoção com vocês, foi o início de um dos enlaces mais simbólicos da vida deste País. A abertura de uma ponte direta entre riqueza natural e erradicação da pobreza", disse Lula. "Vi com os meus olhos e senti nas minhas mãos, na Plataforma P-34 da nossa querida Petrobras, o petróleo que começou a ser produzido no pré-sal".

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mensalão, o retorno: Márcio Lacerda está, de fato, na lista do Valerioduto

Mensalão, o retorno: Márcio Lacerda está, de fato, na lista do Valerioduto


SINJUS-MG ( em 3/9/2008 )A equipe de Comunicação do SINJUS-MG decidiu apurar mais profundamente a denúncia do Portal Vermelho - de que o candidato à prefeitura de BH (PBH), Márcio Lacerda (PSB), estava na listagem que Marcos Valério leu em seu depoimento sobre o esquema conhecido como "Mensalão", durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apurou o caso, e confirmou: é verdade mesmo! E há mais: segundo um dos trechos do relatório da CPMI, transcrito logo abaixo da malfadada lista de sacadores das contas do Valerioduto (na qual consta que Lacerda sacou R$ 300 mil), há a afirmação de que Marcos Valério tinha "relações" com Lacerda. Por que será que isso não sai em nenhum jornal?O trecho é este: "Dos nomes transcritos na lista acima, o Sr. Marcos Valério alegou desconhecer, em seu depoimento perante esta CPMI, o Sr. Alexandre Vasconcelos Castro. Outrossim, reconhece possuir relações apenas com o Sr. Cristiano de Mello Paz, diretor da SMP&B; Sra. Eliane Alves Lopes (ou Cedrolla), diretora da SMP&B em Brasília; Sr. Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL; Sr. João Cláudio de Carvalho Genu, do gabinete do Deputado José Janene; Sr. Márcio Lacerda, empresário de Minas Gerais e membro do Gabinete do Ministro Ciro Gomes; Sr. Ramón Cardoso, sócio e diretor da SMP&B; Sra. Renilda Souza, sua esposa; Sr. Rogério Lanza Tolentino, advogado que o representa e seu sócio na empresa Tolentino & Melo; Sra. Simone Vasconcelos, diretora da SMP&B; Waldemar Costa Neto, ex-Deputado". Confira a lista e o relatório parcial da CPMI em http://www.cpmidoscorreios.org.br/relatorios/relatorio_parcial_movfin.htm.